Nos últimos anos as compras online aumentaram exponencialmente, ao ponto de não ser possível ignorar que para uma marca ter sucesso precisa de se afirmar online. Além disso, o avanço da tecnologia e a generalização do uso de smartphones para o dia-a-dia, faz com que o negócio online precise igualmente de se preocupar com o mercado mobile.
As compras online têm tendência crescente
Os dados mostram que as compras online dos portugueses ultrapassaram os 10 mil milhões de euros no ano de 2022, com um crescimento de cerca de 2,7% até ao final de 2023. A tendência é de crescimento ao longo dos anos, o que é facilmente explicado pelo tempo que os consumidores passam online, mas também pelo facto de cada vez mais marcas se focarem em lojas online – mais sustentáveis, com menos custos e acessíveis a todos os consumidores independentemente da sua localização.
Ao passo que no passado as lojas competiam entre si numa área mais pequena, como uma rua, ou uma cidade, no presente, as marcas competem no espaço digital, onde não existem limitações físicas. Isto significa que uma marca nacional, pode estar a competir com uma marca americana, tornando a competição muito maior e a necessidade de um bom plano de negócios focado no digital essencial.
Além disso, o aumento do mercado móvel, indica que as marcas precisam de olhar para os smartphones como peças essenciais para comunicar e vender aos seus consumidores. Será que o mercado móvel funciona da mesma forma que o mercado online através de um computador? Não totalmente. Os dispositivos móveis têm características de equipamento e de utilização que devem ser tidas em conta para uma divulgação e venda efetiva.
Os smartphones são fortes ferramentas de entretenimento
O tempo diário que passamos online nos smartphones tem aumentado. Seja nas redes sociais, seja porque o smartphone tornou o trabalho disponível 24 horas, a verdade é que o tempo passado é muito, mas a atenção a cada tema é cada vez menor.
Nesse sentido, é fácil entender o sucesso de redes sociais como o Tik Tok, com vídeos rápidos dos mais variados assuntos, ou da adoção de funcionalidades como os stories, ou os shorts – vídeos curtos da plataforma Youtube. Os consumidores querem saber de tudo em pouco tempo e estão constantemente a ser inundados de conteúdos e estímulos, obrigando a que plataformas de notícias, por exemplo, tenham adotado a estratégia de Clickbait para conseguir despertar a curiosidade ao ponto de existir um clique.
Estes exemplos mostram que as marcas precisam de comunicar de forma rápida e interessante aos seus consumidores, caso contrário dificilmente a sua mensagem vai ser lida.
Usar plataformas de entretenimento como aliados
Uma das estratégias que pode funcionar bem – marcas aliarem-se a plataformas de entretenimento populares.
São várias as estratégias que as marcas podem adotar. Marcas focadas em entretenimento, como jogos, plataformas de apostas desportivas, ou até plataformas de streaming podem desenvolver aplicações, ou sites otimizados para o consumidor, divulgando-se nas redes sociais, ou sites de autoridade, captando o interesse do consumidor. Ou, marcas mais generalistas podem comprar espaços publicitários em sites, ou redes sociais, onde colocam publicidade otimizada para captar o consumidor e fazê-lo clicar e ser direcionado para o site da marca.
As estratégias adotadas devem ser adequadas ao produto que se quer divulgar, no entanto, o que é importante reter é que todas as marcas deverão ter uma preocupação em marcar uma boa presença no mercado móbile.