Com os dias cada vez mais curtos e dezembro aí à porta, começamos a pensar na quadra natalícia.
Veja alguns dos melhores mercados de natal, de norte a sul do país que poderá visitar e prepare-se para uma escapadinha de fim de semana.
1. Mercado de Natal do Street Market do WoW
Na margem sul da foz do rio Douro, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, o World of Wine, tem uma vasta oferta de atividades especialmente dedicadas à quadra natalícia.
Desde o dia 26 de Novembro, pode visitar o Mercadinho de Natal, onde poderá fazer as suas compras natalícias e aproveitar a oportunidade para conhecer alguns produtos de artesãos e de marcas portuguesas.
O programa conta também com um conjunto de workshops como degustação de chocolates e provas de vinhos, brunch, ateliers infantis e muita animação.
Poderá aproveitar a sua escapadinha para conhecer alguns dos museus no porto.
Da cortiça ao vinho, passando pelo chocolate ou por recipientes de bebida, o WOW tem museus para todos os gostos. A animação diária intensifica-se até à passagem de ano, com alguns eventos a prolongar-se até 9 de Janeiro.
Consulte o calendário e marque já na sua agenda.
2. Guimarães Cidade Natal
De 4 de dezembro a 2 de janeiro, poderá deslocar-se a Guimarães e assistir aos espetáculos de luz, concertos e performances.
As atividades irão ter lugar em vários espaços da cidade.
Consulte aqui o programa completo.
3. Palácio de Natal
Dia 1 de dezembro, os Jardins do Palácio de Cristal passam a ser o palco do Natal no Porto.
O “Palácio de Natal” irá contar com animação de palco e itinerante, oficinas, um mercado e muita música.
O programa será totalmente gratuito e pensado para todas as idades.
Nos fins de semana e feriados até à noite da Consoada, entre as 10h30 e o final da tarde, as famílias poderão desfrutar das várias propostas artísticas e lúdicas, que serão distribuídas por diferentes espaços.
4. Óbidos Vila Natal
Talvez, um dos mercados mais famosos em Portugal, a Vila Natal de Óbidos, regressa para mais um ano repleto de magia.
De 30 de Novembro a 31 de Dezembro, dentro das muralhas históricas de Óbidos, poderá assistir aos espetáculos de entretenimento, visitar as lojas de artesanato e divertir-se na pista de gelo.
A Vila Natal, contará ainda com o Chalet do Pai Natal, circo, trampolins e ainda a Aldeia do Presépio Português.
5. Wonderland Lisboa
Este ano, a magia de Natal estará de volta ao Parque Eduardo VII.
Entre as várias atividades, destacam-se os trampolins, o Comboio de Natal, a Pista de Gelo Ecológica, a Roda Gigante e o Carrossel. Poderá ainda visitar a Aldeia do Natal MEO – um espaço criado para os pequenos fãs do Wonderland Lisboa.
Mesmo atrás da Casa do Pai Natal, a Aldeia do Natal MEO, é um espaço mágico para crianças, feito à escala dos mais pequenos, onde poderá encontrar várias casas, um labirinto, um coreto e uma ponte.
Poderá fazer uma visita à Wonderland Lisboa entre os dias 30 de novembro e 1 de janeiro de 2023.
6. Cascais Christmas Village
Na Vila de Cascais, repete-se mais uma vez o Cascais Christmas Village.
Ao longo de 33 dias, o Parque Marechal Carmona, irá dar lugar à Vila de Natal, que este ano tem a temática “Jardim Mágico”.
A Vila de Natal em Cascais promete uma experiência única nesta quadra natalícia, onde poderá viajar num imaginário mágico com diversas atividades e atrações, como a Casa do Pai Natal, o Bosque Encantado onde será possível ver renas verdadeiras, a Árvore de Natal, que poderá ver desde o seu interior, a Casa do Mago do Natal, o carrossel, o comboio de natal, a mini Roda, o globo de Neve, a rampa e a pista de Gelo verdadeiro, para além de muita animação.
De 30 de Novembro a 1 de Janeiro, poderá visitar a Vila.
O acesso ao recinto é grátis até aos 2 anos de idade e os bilhetes individuais custam entre 8€ e 9€.
7. Mercado de Natal de Vale do Lobo
Mais a sul, perto de Faro, terá lugar o Mercado de Natal de Vale do Lobo.
Esta edição irá realizar-se a 3 de dezembro.
O Mercado irá contar com a participação de muitos expositores locais com uma ampla variedade de produtos e artigos.
A entrada no Mercado de Natal é livre, no entanto poderá associar-se a uma causa, contribuindo para a Associação de Caridade Wolf Valley Charity através da compra de rifas no local.